• Ariadne Vasconcelos

Red Velvet o bolo do amor.

Essa história não tem uma origem certa, mas o mundo inteiro concorda que esse é o bolo mais romântico do mundo.


Essa receita começou a ficar conhecida durante e Segunda Guerra Mundial , principalmente por causa da escassez de alimentos, os cozinheiros da época começaram a usar a beterraba para colorir os pratos (na cozinha indiana se utiliza muito esse tipo de recurso) que, além de ser muito rica em ferro deixava as massas de bolo com um tom natural avermelhado e muito sedutor.

Aliás, a sedução é uma das marcas dessa sobremesa porque tudo que relacionamos ao amor sempre tem esse tom vibrante e quente, né. Talvez, seja por isso que o Red Velvet é um dos presentes preferidos no dia dos namorados nos EUA.

Existem histórias que contam um pouco a sua origem, mas nenhuma é documentada de fato. Dizem que na década de 1920 o chocolate em pó que se produzia tinha um nível muito alto de acidez, e era muito utilizado para dar um toque mais suave nas massas, daí surgiu e a denominação de "veludo".

Ainda no continente americano, existe um outro relato que aponta para um filme de Hollywood em 1989 chamado Steel Magnolias (Flores de Aço em português) onde o bolo do noivo era em formato de um tatu, mas todo vermelho por dentro. Acabou virando moda e surgindo diferentes versões, principalmente na forma de coração que conquistou o resto das confeitarias americanas.

Uma outra lenda urbana relata que sua origem aconteceu em um hotel de Nova York chamado Waldorf-Astoria que nos anos 30 criou essa receita para o seu menu diário. Em uma ocasião, uma cliente provou e achou o bolo tão delicioso que decidiu pedir a receita ao chef, o hotel atendeu prontamente a sua requisição e cobrou 350 dólares por isso. A senhora ficou furiosa e processou o estabelecimento, começou a fazer a receita e distribuir por toda a cidade como vingança, a partir daí o bolo ficou famoso por todo o país.

No Canadá essa sobremesa também era conhecida na década de 40 e 50, principalmente entre restaurantes e confeitarias da cadeia Eaton"s. Muitas pessoas acreditavam que a receita foi criada pela matriarca da marca, mas isso nunca foi comprovado.

Um dos principais obstáculos é que a cor fique forte e vibrante, por isso adicionamos um pouco de chocolate em pó e no final uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, que serve para fixar o corante. Sem esse truque o resultado não é o mesmo.

Para rechear se pode utilizar vários tipos de combinações que vão varias muito dependendo do país, nos EUA se utiliza muito creme de manteiga ou creme de queijo, também se pode utilizar chantilly com frutas vermelhas, aqui no Brasil é bem comum fazer o recheio de leite ninho.


#boraincluir#blogboraincluir#academiadeconfeitariainclusiva#chefprilorente#docesdedavi#govegan#semleite#semovo#semgluten#glutenfree#veganfriendly#aplv#veggie@veganas


os extrato

52 visualizações

©2019 by Meu Site. Proudly created with Wix.com