• Ariadne Vasconcelos

Como substituir o ovo nas receitas?

Atualizado: Mai 20

O #ovo é um alimento saudável e muito completo, tanto pela variedade de nutrientes que tem possui como pelo seu alto grau de proteínas é um dos alimentos "queridinhos" dos esportistas por ajudar na construção e definição de músculos.

Possui também um grande volume de vitaminas e minerais e que faz dele um grande aliado de uma dieta saudável protegendo o organismo de diferentes tipos de doenças, inclusive as cardiovasculares.

Com baixo valor enérgico (apenas 75 kcal por cada unidade) não contribui para a obesidade e a maioria dos pratos que levam ovo podem ser feito com pouco ou até sem nenhum tipo de gordura.

Ele também é uma dos principais ingredientes da confeitaria junto com o açúcar, farinha e fermento e pode ser utilizado como espessantes em cremes para recheios de base .

Nesse caso, normalmente somente a gema entra neste tipo de receita. As claras servem mais para receitas como merengues, mousses e coberturas de bolos.

Podemos ter ovos de diferentes tamanhos com o peso entre 50gr e 60gr, sendo que 20gr são de gema e 30gr de clara. É importante saber em qual temperatura a gema coagula (68°C) para ter sucesso em cremes que vão ao fogo.

Outro fator importante é saber em qual temperatura cozinham (80°C) para que não corram o risco de separar-se do restante da mistura, principalmente em receitas que necessitam de uma temperatura elevada devemos ter muito cuidado. Segue abaixo um dos #cremes mais básicos da confeitaria , o creme de confeiteiro,.


Creme de Confeiteiro

100 ml de leite integral

1 gema

30 gr de açúcar branco

8 gr de maizena

1/3 de fava de baunilha, pele de laranja, pele de limão e canela em pau.


Confira aqui no link o modo de preparo dessa receita.



Mas......... se você não pode consumir ovos ou optou por uma dieta #veggie , também existe solução para substituir os ovos de uma maneira econômica e fácil.

Para as massas de bolo, os ovos podem ser substituídos por gel de linhaça, purê de batata doce, inhame, purê de maçã ou vinagre branco Isto pode parecer uma opção estranha mas, eu garanto funciona muito bem. Uma colher de sopa de cada uma delas é o equivalente a um ovo inteiro.

Para cremes e recheios, excluindo a gema da receita podemos acrescentar um pouco de gordura no lugar já que uma das funções principais da gema é "ligar" as misturas principalmente pelo alto teor de gordura que possui.

O mundo da confeitaria inclusiva é um verdadeiro laboratório de testes diários que pode chegar a atingir os sabores e texturas dos doces iguais aos da confeitaria tradicional. Por isso, quero deixar aqui uma receita super legal do creme de confeiteiro (a mesma receita acima😉mas sem ovo, claro.



Creme de Confeiteiro (sem leite/glúten e ovos) 

Ingredientes: 
500 ml de leite de coco natural (de preferencia artesanal por possui sabor mais neutro)
60 g açúcar 
15 g amido de milho 
Meia fava de baunilha ou cascas de laranja

Modo de preparo: 
Ferver o leite vegetal com as cascas de laranja , coar e aguardar esfriar.
Acrescentar o açúcar e amido de milho dissolvendo bem e cozinhar em fogo baixo mexendo sem parar com fouet até que se forme um creme liso e brilhante. 
Deixar esfriar coberto com papel filme encostado no creme. 

Clique aqui para fazer o leite de côco vegetal.



#vegano#semleite#semgluten#glutenfree#docesdedavi#cursos#confeitaria#safefood


















66 visualizações

©2019 by Meu Site. Proudly created with Wix.com