• Ariadne Vasconcelos

Como substituir a farinha de trigo no bolo?

Atualizado: Ago 11

O bolo caseiro é uma das receitas mais executadas no Brasil, faz parte da preferência nacional e quase "todo" mundo sabe fazer. Mas como podemos substituir a farinha de trigo e fazer uma receita sem glúten?



O primeiro contato de temos com a confeitaria na maioria das vezes começa no famoso bolo caseiro ou da vovó que aliado ao brigadeiro e o pudim de leite condensado é uma das sobremesas que mais consumimos no Brasil. Na verdade essa receita é uma versão do "Carrot Cake" americano e se converteu no bolo preferido da criançada por ser muito fácil de fazer, além de saboroso. Acredito que todo mundo algum dia ficou na cozinha em uma tarde chuvosa fazendo #bolodecenoura com cobertura de chocolate com seus filhos, não é mesmo?

A combinação de ovos, gordura, cenoura cozida, açúcar. farinha e fermento dá uma textura leve e úmida deixando a massa com um sabor especial.Para entender um pouco sobre essa combinação fantástica de ingredientes, primeiro precisamos saber como a farinha funciona .

Desde tempos remotos os homens conheceram o trigo e aprenderam a cultivá-lo, é um cereal de origem desconhecida originário do antigo Egito, mas foram os espanhóis que trouxeram o trigo para a América em 1520 e hoje existem muitas variedades pelo mundo inteiro. Desde a espiga até o produto final, o trigo passa pro distintas manipulações e é composto pelo amido, glúten, açúcar, gordura, água e sais minerais. Sendo o amido o seu elemento principal em seguida vem o famoso "glúten" que é um elemento elástico e impermeável, presente somente na farinha de trigo. É o que dá estrutura em uma massa de bolo , como se fosse um "cimento", por isso é importante ser previamente peneirado para diminuir a umidade que ele capta do ambiente.



"Mas, como substituir a farinha de trigo no bolo?"

Para que isso ocorra, precisamos encontrar um equilíbrio entre estruturação e elasticidade para substituir corretamente o glúten em receitas. Por isso, utilizamos um "mix" de farinhas, féculas e gomas para atingir um resultado satisfatório em aparência, textura e sabor, SEMPRE levando em consideração três funções da farinha de trigo na massa do bolo. No mercado de farinhas de estrutura sem glúten temos a farinha de arroz, a farinha de grão de bico , farinha de aveia, de amêndoas entre outras. Um fator importante quando consideramos o tema maciez é recordar da fécula de batata, mandioca e amido de milho, esses três ingredientes podem nos levar ao resultado desejado. Quanto a garantir a elasticidade da mistura é interessante utilizamos a goma xantana, polvilho doce ou CMC. É possível elaborar bolos #semglúten, #semleite e #semovo de maneira simples e muito parecida com os bolos tradicionais com estes ingredientes que são comumente encontrados em mercados e mercearias. Segue abaixo a nossa receita campeã do bolo caseiro mais consumido no nosso país : o Bolo de Cenoura! Bolo de cenoura Sem Glúten, Leite e Ovos: Ingredientes Liquidificador 100 ml óleo refinado 150 ml água 250 g de cenouras cruas descascadas

Ingredientes secos 150 g açúcar refinado ou cristal 200 g de farinha de arroz 100 g de fécula de batata ou amido de milho 10 g de goma xantana ou CMC 10 g de polvilho doce 15 g de fermento químico

Modo de fazer: Agregar os ingredientes secos aos ingredientes do liquidificador com o auxílio de um fouet ou batedeira em velocidade baixa.A massa deve ficar lisa e cremosa. Acrescentar por último , 20 ml de vinagre branco (maçã ou álcool) e misturar rapidamente. Despejar a massa em forma untada apenas com óleo e assar em forno pré aquecido a 180°C.



#vegano#veggie#semleite#glutenfree#confeitaria#semgluten#docesdedavi#cursos

#semovo #alergiaalimentar#safefood




153 visualizações

©2019 by Meu Site. Proudly created with Wix.com