• Ariadne Vasconcelos

Comida segura , comemos por necessidade ou prevenção?

Hoje em dia vivemos uma onda de “modismos” no Brasil , onde todo mundo quer ser #vegano ou #glutenfree porque viu uma artista na TV  falando, é importante diferenciar quando precisamos consumir comida segura por alergia alimentar  ou quando queremos prevenir doenças no futuro.

DAVI, 6 anos, filho da Priscila Lorente (Doces de Davi) é um alérgico desde o nascimento. Diagnosticado com Alergia Alimentar múltipla mediada por IGE e  FPIES (alto grau de alergia) sofria de dermatite forte e teve reações brutais ao leite materno sendo obrigado a tomar o leite artificial com poucos meses de vida. Para qualquer criança é algo anti natural não ter contato com o seio materno porque isso quebra o vínculo emocional com a mãe, quando um bebê nasce o fato de sair da barriga materna é um choque gigante e o seio materno traz de volta essa sensação de conforto e calma. Teve vários momentos de desespero com apenas alguns meses de vida, indo para o hospital várias vezes com crises de vômito constantes, desmaios, anafilaxias e perda de peso. Quanto mais crescia mais alergias se diagnosticavam : leite, arroz, ovo, banana, alguns legumes, carne e amendoim. Eram muitas restrições para uma criança tão pequena, mas Priscila conseguiu reverter esse diagnóstico ruim em algo bom e assim nasceu a Doces de Davi, uma empresa especialista em doces para pessoas alérgicas a diferentes tipos de alimentos. Hoje, seu filho depois de vários tratamentos já pode comer alguns alimentos como arroz por exemplo, mas ainda precisa de uma dieta restrita, o que a tornou uma especialista no assunto e uma divulgadora da comida segura.


ARIADNE, 43 anos, jornalista, professora e adepta a uma vida sustentável e comida saudável, não tem nenhuma alergia mas gosta de prevenir doenças futuras.   Com vários diagnósticos fatais de câncer de estômago na família sendo a última vítima a própria mãe, decidiu mudar de hábitos alimentares. Começou a interessar-se por doces sem glúten para manter a dieta equilibrada e apenas para consumo próprio, mas não tem nenhuma noção da segurança que precisamos ter ao preparar um doce para uma pessoa alérgica. Ops, essa sou é kkkkkkkk. Sei como funcionam as normas de higiene comuns que se praticam em uma cozinha profissional, mas nada relacionado ao tema #safefood e não existe coisa melhor para aprender do que escrever sobre o assunto por isso formei essa parceria tão bacana de  escrever para o blog da minha amiga Pri Lorente.


 SAFE FOOD, termo utilizado para identificar se o alimento pode ser consumido por pessoas com alergia alimentar , seguindo todas as normas de segurança e higiene no preparo .


Muitas pessoas influenciadas pelos meios de comunicação e marketing digital direcionado à pequenos #empreendores começam a fazer produtos #veganos ou sem glúten sem nenhuma noção do que podem ou não comprometer a do alimento colocando assim em risco o futuro consumidor. Algumas dicas importantes para quem quer entrar nesse mercado em expansão com responsabilidade são:




* Produtos glúten free não podem ter nenhum tipo de farinha em um raio de 20 metros, isso inclui ter um estabelecimento perto de alguma padaria , por exemplo.


- Laudos de todos os produtos que compram para certificar-se que realmente correspondem aos padrões estabelecidos e não contém traços de alimentos não permitidos como soja, por exemplo.


- Limpeza impecável de utensílios, paredes, chão, armários, janelas e portas.


- Utensílios próprios para cada tipo de produto, por exemplo não se pode utilizar um liquidificador para fazer uma massa #semglúten, lavar e depois fazer outra massa com farinha.


- RESPONSABILIDADE com o produto que pretende preparar, ainda temos muitos casos de intoxicações e mortes de pessoas alérgicas por falta desses simples cuidados .


#COMIDA SEGURA É SINÔNIMO DE #RESPONSABILIDADE.


Ah, a Chef Priscila Lorente também ministra #cursosveganos e específicos na área de confeitaria com diversos temas como : panetones, ovos de páscoa , salgados veganos e etc . Para conhecer seu trabalho acesse a área de cursos da página www.docesdedavi.com.br

38 visualizações

©2019 by Meu Site. Proudly created with Wix.com