Alergia na escola. Como incluir nossos filhos nela ?

Atualizado: Jul 20

Uma das maiores dificuldades de nós, mães de crianças com #restrição alimentar é incluir nossos filhos em determinadas atividades escolares.

Sabemos que nossa cultura inclui comida em 99% das festividades e encontros sociais e na escola não é diferente. Temos muito pouca informação sobre o que real significado da alergia alimentar, as mães principalmente ficam com muito receio do filho sofrer algum tipo de "bullying" por causa disso.

Sinceramente, acredito que isso pode ser amenizado se informamos corretamente todas as pessoas que vão estar presentes na rotina da criança. Primeiro podemos começar com:


- Conversando com a professora ou responsável pelo filho antes que ele inicie as aulas;

- Uma etiqueta na mochila ou agenda dizendo quais são os tipos de alergia que ele tem;

- Deixar essa informação em destaque, por exemplo estar escrita em letras grandes e um papel que esteja plastificado;

- Treinar a criança para que saiba lidar com o assunto com naturalidade e que possa identificar quais os tipos de alimentos ou objetos que não pode tocar por causa da restrição alimentar e possível reação de contato


No caso de crianças menores de 6 anos que ainda não tem capacidade de comunicação tão grande essa informação deve ser prioridade em todos os objetos que seu filho leva para a escola, começando na mochila e lancheira principalmente.

Também é importante lembrar que :

-Não imponha à escola a inclusão de seu filho nas atividades, Sugira sempre de maneira criativa novas opções para incluir a criança sem que exista nenhum conflito entre pais e escola -Converse com os outros pais para que entendam de maneira leve e colaborem com a inclusão da criança - NUNCA vitimize a criança caso ela não possa participar de alguma atividade.

-Mostre SEMPRE um contraponto com as opções de passeios, lanches e materiais escolares que sejam seguros. -Participe da rotina escolar da criança , com muito diálogo e leveza. -Não se esqueça de enfatizar a importância da escola manter principalmente nos lavatórios sabonetes hipoalergênicos. -Presenteie os colegas, pais e funcionários da escola com alimentos inclusivos e saborosos, para que consigamos quebrar a estigma de alimento inclusivo ser também sem sabor -Se ofereça para ajudar em atividades que envolvam comida, como aulas de culinária ou festas sazonais. - Leve folhetos informativos sobre alergia alimentar (se quiser algum pode me escrever no comercial@docesdedavi.com ) .


Por último e não menos importante: tenha em mente que a alergia pode durar 2 , 4 ou 5 anos, mas pode também se manter por mais tempo na vida de vocês, e a rotina escolar será adaptada a cada troca de turma. Não a carregue como um fardo! Aceite e aprenda com ela! Se a escola não entender, não fizer sua parte, não brigue, não se desgaste! Mude de escola! Escolha um local que seja tranquilo e acolhedor para seu filho, sendo ele alérgico ou não.


E para completar vamos fazer umas das receitas preferidas da criançada, o pão de beijo.


Segue abaixo a receita e o modo de fazer você pode conferir no vídeo.


Receita:


3 batatas médias cozidas e amassadas

1 e 1/2 xícara de polvilho azedo

1 xícara de polvilho doce

1/2 xícara de água morna

1/4 xícara de óleo sal e ervas à gosto



#govegan#boraincluir#docesdedavi#apvl#glutenfree#semleite#semovo#jornalismo#jornalismogastronomico#veganfriedly#semfarinha

21 visualizações

©2019 by Meu Site. Proudly created with Wix.com