• Ariadne Vasconcelos

É possível encontrar a felicidade em um copo?

Atualizado: Jul 20

O copo da felicidade é a nova febre da confeitaria no Brasil. Mas, essa receita é uma montagem de verrine que pode ter diferentes combinações.


Em tempos de pandemia, onde nossa liberdade de "ir e vir" fica restringida, nos deparamos com uma situação diferente na qual NÃO estamos acostumados a viver. Ficar em casa, não poder trabalhar, os filhos sem ir ao colégio, tudo isso causa um turbilhão de emoções, medos, angústias e principalmente FOME.

Acredito que esse apetite que toma conta das pessoas está muito associado a ansiedade de ter a resposta de : Quando tudo isso vai acabar? A vida vai voltar ao "normal" ? Será que a pandemia pode voltar?

Nesses momentos as recordações acabam ganhando um espaço grande no nosso coração e acabamos nos apegando a receitas que já existem, mas que estava esquecidas no fundo do livro de receitas.

O "Copo da Felicidade" é uma delas, na realidade o nome técnico seria "verrine" que tem origem na palavra "verre" que significa copo em francês, a tradução literal para o português seria "vidro de proteção"

As sobremesas servidas em copos ou taças são muito antigas como o Coupe Denmark, o Pêche Melba, entre outras que costumavam ser bem grandes e normalmente acompanhadas de algum sorvete.

O conceito de verrine veio da cozinha moderna e se caracteriza sempre por serem copinhos pequenos e coloridos, que podem ser servidos como entradas ou sobremesas. Feito com cremes e de preferência bem coloridos para chamarem a atenção, também precisam ter uma harmonia de sabores para que se possa deliciar comendo com uma colher.

Na Europa também encontramos esse tipo de preparação para entradas frias que é muito utilizado em buffets e restaurantes, já no Brasil é costume consumir a versão doce com bastante brigadeiro de colher, nutella, creme de leite ninho, confeitos coloridos, mousses e em alguns casos também com pedaços de bolo , o que acaba um pouco com a característica dessa receita deixando-a um pouca parecida com o bolo no pote.


Mas, já que precisamos continuar sendo felizes principalmente em tempos difíceis como este, nada melhor que consumir muitos Copos da Felicidade e a a versão #vegana não poderia faltar.

Dá uma olhada no nosso vídeo abaixo com a Chef Priscila Lorente e a receita você pode encontrar baixando o ebook que está no nosso site www.docesdedavi.com






#vegana#veggie#boraincluir#semgluten#semovo#semleite#docesdedavi#govegan#apvl#cursosconfeitariainclusiva#confeitariainclusiva#semfarinha#chefprilorente

75 visualizações

©2019 by Meu Site. Proudly created with Wix.com